sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

GILDA GRAY


Gilda Gray (24 de outubro de 1901 - 22 de dezembro de 1959) foi um polonês nascido americano atriz e dançarina que se tornou famosa em os EUA para popularizar uma dança chamada " shimmy "que se tornou moda na década de 1920 filmes e produções de teatro.

Gilda Gray nasceu como Marianna Michalska em Cracóvia, Polônia em 24 de Outubro de 1901 a Max e Michalski Wanda, que emigrou para os Estados Unidos em 1909 e estabeleceu-se em Milwaukee, Wisconsin . Ela tinha um irmão, Josephine Michalska, a Sra. Sielecki.

Início da vida e 'O Shimmy "

Marianna quando tinha 14 ou 15 anos  casou-se com John Gorecki , um violinista de concerto. O casal, que se divorciou em 1923, teve um filho, Martin Gorecki, que se tornou líder de uma banda com o nome de Martin Gray. Um obituário publicado na revista Time afirmou que Gilda Gray foi supostamente se casou aos 11 e tornou-se mãe aos 12 anos. 
Embora o shimmy é dito ter sido introduzido ao público americano por Gray em Nova York em 1919, outras fontes dizem que ela nasceu shimmy uma noite, quando ela foi cantar o Star Spangled Banner e esqueceu algumas das letras.  Ela encobriram seu embaraço, agitando os ombros e quadris. Embora o shimmy já era um passo de dança conhecido, Marianna apropriou-la como sua própria, quando ela foi perguntada sobre seu estilo de dança, ela respondeu com um sotaque pesado polaco, "Eu estou balançando minha chemise ", que soou a-Inglês público falando como shimmy.

Carreira

Seu desejo de continuar sua carreira em expansão, ela usou o nome de Mary Gray profissional por um tempo, e seu relacionamento com seu marido vacilante a levou a se mudar para Chicago , onde foi notado por um agente de talentos, Frank Westphal, que a levou para Nova York e apresentou-a a sua esposa, a cantora Sophie Tucker . Foi Tucker, que a levou a mudar seu nome primeiro nome para Gilda, uma referência ao seu cabelo dourado.  Em 1919, ela foi aparecendo em uma Shubert JJ show, The alegrias de 1919. Em 1920, Gilda tinha encontrado um novo treinador, Gaillard T. "Gil" Boag (d. 1959).Depois de ser visto por Florenz Ziegfeld , ela apareceu no 1922 Ziegfeld Follies , onde foi muito popular com o público. 
Após seu divórcio de seu primeiro marido, em 1923 ela se casou com Gil Boag e levou-a bem sucedida vaudeville para Hollywood, Califórnia ; eles se divorciaram quatro anos depois. Ela rapidamente abandonada vaudeville para se tornar uma estrela de cinema, e entre 1919 e 1936 Gray fez vários filmes, em tudo o que ela realizou seu famoso shimmy. Seu segundo papel foi uma pequena parte em Girl with the Heart Jazz. 
Jesse Lasky assinou com ela um contrato com Famous Players-Lasky , que lançou filmes através da Paramount Pictures . Com ele, ela fez Aloma dos Mares do Sul (1926), que arrecadou US $ 3.000.000 em seus primeiros três meses. O sucesso deste filme Paramount foi reforçada pelas aparências pessoais Gilda está fazendo o shimmy como uma promoção. Em 1927, ela fez mais dois filmes, The Dancer Diabo e Cabaret .

1929 crash da bolsa

Quando o mercado acionário caiu em 1929, Gilda cinza perdeu a maioria de seus ativos financeiros, mas ela conseguiu um emprego na dança Palace Theaterem Nova York. Nos próximos anos ela tentou comebacks mas foi prejudicada pela má saúde de recuperar seu status como uma estrela. Até agora seu segundo casamento tinha falhado devido ao estresse de problemas financeiros complicados por seu affair com o seu gerente de palco, Krepps CD.

vida pós-acidente

Em 1931 ela sofreu um ataque cardíaco . Em 1932, Gray anunciou seu noivado com o cantor Art Jarrett , mas abandonou os seus planos de casamento, quando ficou claro que o período de cinco dias de espera entre a apresentação de uma licença de casamento ea cerimônia real não poderia ser dispensada. Em 23 de maio de 1933 , ela se casou com um venezuelano diplomata, Hector Briceño de Saa. O casal se separou dois anos depois e se divorciaram em 1938.

patriota polonês

Durante a Segunda Guerra Mundial , Gray trabalhou para a Polónia, com captação de dinheiro.  Em 1953, Ralph Edwards fez sua história de vida em seu programa de televisão, This Is Your Life . Ele retratou a sua coragem em trazer seis cidadãos polacos para a América durante a Guerra Fria era. Cinza também subsidiou sua educação. Ela foi decorada pela Polónia "de seu interesse e ajudar a seus compatriotas e seu país". 

Morte

Até o momento de sua morte na idade de 58 a partir de um segundo ataque cardíaco, em 22 de dezembro de 1959, Gilda Gray estava novamente com problemas financeiros.  De acordo com um obituário publicado em The New York Times , ela tinha vivido lá com Antonio Raio, um capitão de fogo para a Warner Brothers , e sua esposa durante os últimos seis anos. Cinza tinha sofrido um ataque de intoxicação alimentar cinco dias antes de sua morte e estava sob tratamento de um médico. Movimento Fundo de Alívio de imagem pago para seu funeral. Pierce Irmãos necrotério supervisionado processos seu funeral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo