terça-feira, 24 de janeiro de 2012

LINA BASQUETTE


Lina Basquette (19 de abril 1907 - 30 de setembro de 1994) foi uma atriz americana observou, tanto para ela mais de 75 anos no início de entretenimento no cinema mudoera, como sua tumultuada vida pessoal e nove casamentos. 
Primeiros anos
Ela nasceu Lena Copeland Baskette a loja proprietário Frank Baskette e Gladys Rosenberg em San Mateo, Califórnia . Após a morte de seu pai e subseqüente casamento de sua mãe para dançar diretor Ernest Belcher, ela e meia-irmã de Marge Champion tem um início precoce na dança e entretenimento. Ela dançou no Ziegfeld Follies , em Nova York ,  e garantiu seu contrato primeiro filme em nove anos de idade em 1916 com a Universal Studios para a série do cinema mudo, Featurettes Lena Baskette. 
CarreiraO sucesso inicial
Em 1923, Ziegfeld Follies produtores oficialmente chamado o seu "Bailarina da América Prima".  Basquette foi nomeado um de treze estrelas do bebê WAMPAS em 1928 e no ano seguinte, A geração mais nova com Frank Capra .
Em 1929, ela também fez The Girl Godless com Cecil B. DeMille , sem dúvida o papel para o qual ela foi mais lembrado, pois ela nomeou 1.990 autobiografia Lina: Menina Godless DeMille. Neste filme, feita na transição da era do cinema mudo para o falado, ela interpretou a personagem-título. Judith é baseado em Silver Queen, uma criança prodígio e orador socialista.  O personagem, líder de uma high school ateu sociedade, as forças membros a renunciar A Bíblia ao colocar a mão na cabeça de um macaco vivo.Na cena do clímax, DeMille insistiu em realismo em filmar um último tiro do reformatório em chamas.
anos Som
Depois de aparecer em The Girl Godless, Basquette logo se tornou uma estrela em filmes futuros DeMille. Enquanto trabalhava para DeMille, Basquette começou um caso com cameraman chefe de DeMille, J. Peverell Marley .  Depois disso, ela concordou em casar com Marley, e os dois se casaram em 1928.  Em 1930, Basquette estava quebrado e passou uma boa quantidade de seu tempo festejando com colegas atrizes Jean Harlow , Clara Bow e Carole Lombard . 


anos mais tarde
Em 1991, foi escalado como Basquette Nada no Paraíso cineasta Danny Boyd Park.  Ela interpretou uma avó que sonhou Deus estava vindo para conceder um desejo de moradores de um parque de trailers Appalachian. O filme apresenta Porter Wagoner , como o governador de West Virginia , e Johnny Paycheck . Boyd era um professor de comunicações em West Virginia State University .
De acordo com seu obituário no The New York Times ", de 1947-1974, ela correu Mel Kennels oco em Bucks County, Pensilvânia . Ela se tornou um dos criadores mais conhecidos e manipuladores de campeão Great Danes na história do cão mostrar-americana, e Também escreveu vários livros sobre criação de cães ". 
Vida pessoal
Em 1925, Basquette começou um caso com Sam Warner da Warner Brothers eo casal se casou em 4 de julho de 1925. Ela era uma mãe aos 19 anos, e uma viúva de 20 anos quando Sam Warner morreu de um abcesso cerebral complicada por pneumonia . Warner deixou $ 100.000,00 de seu dinheiro e $ 40.000 de um seguro de vida, um carro, os bens domésticos e 85 dólares por semana de um dos fundos da Warner confiança. 
Quando Basquette começou a negligenciar sua família, irmão mais velho da Warner, Harry, entrou com pedido de tutela legal da Lita Warner e foi concedido em 30 de Março de 1930. Basquette nunca foi financeiramente estável o suficiente para recuperar a custódia de sua filha. Em 1931, Basquette, agora divorciada de Marley e deprimido, sem sua filha, tentou cometer suicídio tomando veneno. Basquette só ver Lita em duas ocasiões ao longo dos próximos 20 anos:. Em 1935, quando Harry Warner e sua família se mudou para Los Angeles, e quando Lita foi casada com o Dr. Nathan Hiatt, em 1947 .
Em sua autobiografia, Lina: Menina Godless DeMille (1990), Basquette relata seu caso tempestuoso com o ex-campeão de boxe mundial dos pesos pesados ​​Jack Dempsey . O relacionamento veio depois Basquette descobriu que seu atual marido, Theodore Hayes, com quem se casou em 31 de outubro de 1931, era bígamo. Hayes foi ex-treinador Dempsey e gerente Basquette nos assuntos teatrais. Em 10 de setembro de 1932, a atriz foi concedido o divórcio mexicano de Hayes. O divórcio foi concedido um fundamento de deserção por mais de seis meses em Nogales, Sonora , México . 
Em 1943, Basquette foi estuprada por um militar desertor que se rebelaram em sua fazenda na Pensilvânia. O crime altamente divulgada levou o soldado ficar 20 anos na prisão.
Morte
Basquette morreu de câncer em sua casa em Wheeling, West Virginia . Ela foi de 87. [8] Por sua contribuição à indústria cinematográfica, Lena Basquette tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame localizada em 1529 Vine Street .
Filmografia
AnoFilmePapelNotas
1916A Dumb Girl de PorticiCriançaSem créditos
Dancer juvenil
Irmão JimMargie MarshCreditado como Lena Basquette
O Punho de CrimeCreditado como Lena Basquette
SapatosPapel indeterminadoSem créditos
O Cactus HumanosCreditado como Lena Basquette
A CaravanaCreditado como Lena Basquette
1917Polly Coloque o Kettle OnNellie Vance
Parentes de sua esposa
The Gates of DoomAgatha como uma criança
Testemunha EstrelaCreditado como Lena Basquette
A Dream do EgitoCreditado como Lena Basquette
A cigana RoseCreditado como Lena Basquette
Um príncipe por um diaCreditado como Lena Basquette
Triumph pouco de MarianaCreditado como Lena Basquette
1919O vaso mais fracoJessie
1922Penrod
1927Ranger do NorteFelice MacLean
SerenataO dançarino
1928A NoosePonto
Roda da SorteAda Berkowitz
CelebridadeJane
Folks mostrarRita Carey
1929The Girl GodlessJudy Craig - The Girl
DeparamosMary Houston
O Jovem GeraçãoGoldfish Birdie
1930O Wrangler CaraHelen DaneAlternative title: toque feminino
1931GoldieConstantina
Prazer
Arizona TerrorKatherine "Kay" Moore
Hombre difícilSenora Martini
Moral para as MulheresClaudiaTítulos alternativos: Interlude Big City
Festa de despedida
PresoReporter meninaTítulo alternativo: The Shadow # 2: Trapped
Fúria montadoNanette Lestrange
1932Braço da LeiZelma Shaw, um dançarino
A Lady MidnightMonaTítulo alternativo: Mãe Sonho
Olá ProblemaJanet Kenyon
O Expresso FantasmaBetty
1934A Chump
1936A Hora FinalBelle
1937Souls at SeaBrunette no SaloonSem créditos
RefluxoServo é Attwater
1938O BuccaneerRoxanneSem créditos
Rose da Grande RioAnita
Quatro homens e uma oraçãoAh-Nee
1942Pede que
1943Uma Noite de CrimeMona
1991Paradise ParkNadaAlternativa título: Heroes of the Heart



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo