quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ANN SAVAGE


Ann Savage (19 fevereiro de 1921 - 25 de dezembro de 2008) foi uma actriz americana cinema e televisão. Ela é mais lembrado como o cigarro fumando femme fatale no aclamado filme noir Detour ( 1945 ), e estrelou em mais de vinte filmes B entre 1943 e 1946.
Efetivamente deixando o negócio do cinema, em meados da década de 1950, Savage fez aparições ocasionais na televisão e trabalhou para os produtores de filmes industriais e de inspiração durante os anos 1950 - 70. Ela fez uma série de apresentações ao vivo em festivais de cinema, especialmente para exibições de rodeio e, em 1986 , ela voltou ao cinema com uma aparição no fogo com o fogo (AKA Captive Hearts) e como convidado no show de televisão Saved By The Bell .
Em 2007, ela foi escolhida pelo diretor Guy Maddin , sua mãe no meu Winnipeg ", uma peça que havia sido cotado para trazê-la de um Oscar e que introduziu a uma legião de novos fãs."
Ann Savage nasceu Bernice Maxine Lyon em Columbia , South Carolina . Durante seus primeiros anos, sua família era "constantemente em movimento" como seu exército dos EUA o pai oficial "passou de uma base para outra." Depois que ele morreu enquanto Bernice tinha quatro anos, sua mãe mudou-se os dois para Los Angeles . Crescer "ao virar da esquina do Distrito Jóia", o " Broadway palácios de cinema do centro de Los Angeles ... serviu como seu baby-sitter " enquanto sua mãe trabalhava vendendo jóias.
Atendeu 64 Street Grammar School, e Mount Vernon High e "andou pela primeira vez em um estúdio na idade de 17" no MGM Studios, screentested por Edgar Selwyn , "Ann passou algum tempo entre os famosos de Hollywood mais miúdos do dia, como Lana Turner , Judy Garland , Freddie Bartholomew e Deanna Durbin . " [3] Sua MGM-teste não deu certo, levando-a a "pegá-la dentes tampados", e "[a] cquir [e] a formação do teatro na Max Reinhardt workshop " em Sunset Boulevard Reinhardt supervisionou sua namechange e Berenice tornou Ann Savage. Reinhardt escola O gerente - Bert D'Armand - também se tornou selvagem, agente e os dois mais tarde iria se casar. seria Savage foi oferecido um screentest pela Fox , mas ela "não decidiu transformar-se como ela sabia que o estúdio já tinha uma bando de loiras bonitas.
Savage vez fez um teste de tela com a Columbia Pictures - depois de jogar "Lorna em uma vitrine na qualidade Reinhardt de" Golden Boy Odets " - e foi oferecido um contrato com eles. Lembrando magnata da Columbia , Harry Cohn, como um "tio amigável Tipo, "Savage também comentou que ele estava com medo da língua ácida da atriz Rosalind Russell . Savage apresentado junto com Russell e Jean Arthur em quanto mais, melhor e que mulher! (ambos 1943 ), como parte de uma dúzia de filmes Savage que caracteriza a ser lançado em 1943.
Apesar de Columbia tipicamente "preparado" suas meninas para se parecer com Rita Hayworth , de olhar selvagem ecoou Ann Sheridan , embora ela loira fechaduras perpetuamente estavam avermelhados para Footlight Glamour (1943), "para que a estrela, Penny Singleton , seria a única loira no ecrã . " [1] Ela "se juntou a Joan Davis e Jinx Falkenberg em Dois Senoritas de Chicago "(1943), e estrelado (como uma morena ) no primeiro de vários roteiros com Tom Neal em Klondike Kate (1943-1944).
Embora Savage e Neal não ver olho-no-olho, pensou ele "infantil", a dupla teria estrelas juntos em Duas Man Submarine e O Código Unwritten (ambos de 1944), antes de seu filme mais famoso, de 1945 surreal filme noir Detour . Tendo-se tornado um dos esteios do B-filme atriz, em 1980, Savage iria demitir "a maioria de seus papéis como" estúpida ", dizendo:
"As atrizes eram apenas cenário;. As histórias girava em torno de todos os atores do sexo masculino tinha a opção Todos os papéis. Eles as atrizes tinham que fazer era olhar encantador, uma vez que o diálogo foi ridículo. Realmente"
Detour, ela sentiu, foi diferente. Os dois condutores foram submetidos a inversão de papéis , com a Vera Savage chantagem Al Neal, em parte descrito por seu gerente Kent Adamson como "cruel e predatória ... [e] sexualmente muito agressivo."
Embora o recurso B "teve apenas seis dias para filmar", o seu estatuto foi cimentada ao longo dos anos. Diretor Wim Wenders chamado seu trabalho "pelo menos 15 anos à frente do seu tempo", enquanto o Guardian de Londres chamada Ann " um Garbo para os nossos tempos ". Mais recentemente, os críticos, incluindo Derek Malcolm e Norman Barry tem particularmente elogiaram o filme, com Norman chamado Savage "sensual e sexy ... um felino estrela filme noir no seu melhor."
Após desvio, embora Savage estrelou em meia dúzia de outros filmes na década de 1940 depois - incluindo Scared Stiff (1945), The Spider (1945), The Dark Horse (1946) e's Cradle Satã (1949) (um raro Ocidental ) - ela anos mais prolíficos foram atrás dela. [1]
Quando o filme entrou no domínio público , foi freqüentemente mostrado sindicado televisão estações, e lançado em vários VHS encarnações de vídeo doméstico. [4] Ganhar " cult status " [2] e ganhando elogios da crítica como "provavelmente o noir maior filme de baixo orçamento recurso, "esta exposição Savage ganhou um novo, mais jovem, a seguir. [1] A partir da década de 1980, Savage também assistiram a uma série de festivais de cinema , ajudando a reforçar o seu estatuto pessoal, e levando-a a sair mais uma vez como "uma figura fascinante sobre Hollywood em festivais e galas.
Em 1983, ela participou de uma triagem de rodeio realizada como uma homenagem ao diretor Edgar Ulmer . [1] Durante o subsequente Q & A sessão de debate / viúva Ulmer Shirley não admitiu saber o que tinha acontecido com Savage nos quase 40 anos desde que o filme foi feito , alertando para Savage "[s] tand ... para cima, [e] responder rapidamente ..." Eu estou bem aqui. " [1]
1950
Savage drifted para televisão, e "descobriu que ela gostava do ritmo", apresentando em programas de vitrine Fireside Theater , Schlitz Playhouse das Estrelas e O Teatro Ford Televisão entre 1950 e 1955. [1] Ela também co-estrelou em episódios de Front Page Detective , Gang Busters , City Detective e Vale da Morte Dias (AKA The Pioneers), mas no final descobriu-se que estão sendo oferecidos e menos papéis menos. Ela continuou a atuar na tela grande, incluindo Allan Dwan 's Mulheres Fazem Quase Linchado em 1953 , com Audrey Totter , Joan Leslie e John Lund .
Savage finalmente começou a "aparecer em comerciais", e "filmes da indústria", antes de retirar-se, essencialmente, atuando quase que inteiramente em meados da década de 1950.
Savage era um "popular WWII modelo pinup , uma Esquire centerfold baleado por Hurrell [e] uma barnstorming vendedor incansável de bônus de guerra em duas turnês. " Ela foi casada com Clark Tennesen entre 1939 e 1941, antes de se casar com seu agente ( eo gerente da escola de Max Reinhardt) Burt (ou Bert) D'Armand c. 1942-1945. Os dois viviam em Nova Iorque durante a última parte da década de 1950 e 1960 antes de morrer subitamente em 1969.
Após o marido da morte dela, Savage voltou para Los Angeles para ficar perto de sua mãe, e "tomou biscates para financiar aulas de vôo", tornando-se um piloto licenciado em 1979. Seu gerente citou como dizendo que ela "amava voar porque ele colocou "mais perto de Deus e Bert." Ela também tornou-se "co-proprietário de uma empresa pequena ferramenta", e mais tarde "fiz um curso de secretariado", e se tornou "um funcionário boleto recepcionista e secretária em um escritório de advocacia em Los Angeles. "
Tendo crescido e trabalhado com a última parte de Hollywood 'Golden Age' , Savage estava muito interessado na "preservação e celebração de todas as coisas de Hollywood," tornando-se um voluntário e membro do conselho consultivo do Patrimônio Hollywood
Últimos anos de exposição Savage, e os elogios que receberam, Detour levou a que aparece no filme 1986 Fire With Fire e em um papel do convidado no programa de televisão Saved By The Bell . Em 2007, ela "teve um retorno", e elogios ao cineasta canadense Guy Maddin colocou como sua mãe, em seu "retrato pessoal de sua cidade natal", My Winnipeg (2008). Maddin, de acordo com Savage gerente, é um fã de desvio, enquanto o papel da Savage em seu filme - "uma peça que havia sido cotado para trazê-la de um Oscar "- também" apresentou-a a uma legião de novos fãs, incluindo Steven Spielberg , John Travolta e Martin Scorsese . " Maddin afirmou que lançou Savage, porque ela "teria assustado as calças fora de Bette Davis . " [2] My Winnipeg foi aclamado pela crítica e ganhou prêmios, tanto do Toronto Film Critics Association e do San Francisco Film Critics Circle , bem como a Melhor Longa-Metragem brasileiro no Toronto International Film Festival e um Genie Award nomeação.
Sua renovada a seguir também "a levou a criar a sua própria MySpace página da web e um Facebook conta, "de acordo com o jornal britânico The Daily Telegraph . [1]

Morte

Restante loira "em toda a sua dos anos oitenta", e continuar a assistir "festivais de cinema e galas," Savage teve uma série de derrames e tornou-se um residente da Motion Picture & Television Country House and Hospital na Califórnia . Na sequência de complicações, Savage morreu em seu sono em 25 de dezembro de 2008. Ela é enterrado ao lado de D'Armand, no Hollywood Forever Cemetery , em Los Angeles, Califórnia . Sua "e sua carreira objetos pessoais" passará a fazer parte do Harry Ransom Center na Universidade do Texas em Austin , junto com os arquivos de Robert DeNiro , David Mamet , David O. Selznick e Gloria Swanson (entre outros).
Legado

Em 2005, Santos foi elevada ao status de "ícone e lenda", pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences . Em 2007, a TIME Magazine nomeou o papel Savage como Vera no desvio do "Top 25 Movie Villains, e Desvio-se como um dos cem melhores filmes. " Em 2010, McFarland and Co. publicado Detours Savage: The Life and Work of Ann Savage, por Kent Adamson e Lisa Morton .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo