quinta-feira, 18 de novembro de 2010

COLLEEN MOORE










Colleen Moore (19 de agosto, 1899 - 25 de janeiro de 1988) foi uma atriz de filme americano ae uma das estrelas mais elegantes da era do cinema mudo.
Kathleen Morrison nasceu em 19 de agosto de 1899 (algumas fontes indicam 1902) em Port Huron, Michigan , Miss Moore foi a filha mais velha de Charles R. Morrison e Agnes. A família manteve-se em Port Huron, durante os primeiros anos da vida de Moore, no primeiro morando com sua avó Mary Kelly (geralmente escrito Kelley) e, em seguida, com pelo menos uma das tias de Moore.
Em 1905 a família mudou-se para Hillsdale, Michigan , onde permaneceram por mais de dois anos. Eles tinham se mudou para Atlanta, Geórgia em 1908. Eles estão listados em três endereços diferentes, durante a sua estadia em Atlanta (Do Atlanta-Fulton Pública diretórios cidade Library): 301 Capitol Avenue -1908; 41 Linden Avenue - 1909; 240 N. Jackson Street - 1910. Em seguida, viveu brevemente, provavelmente menos de um ano em Warren, Pensilvânia , e em 1911 eles tinham se estabelecido em Tampa, Florida .
Duas grandes paixões do jovem de Moore eram bonecos e filmes, cada um iria desempenhar um grande papel em sua vida mais tarde. Ela e seu irmão começaram sua própria sociedade por ações, supostamente em um palco criado a partir de uma embalagem da caixa do piano. Ela admirava os rostos que viu no cinema e nas capas de revista. Ela tinha resolvido em uma idade jovem que ela não seria apenas uma atriz, mas uma estrela. Tias, que adorava ela, entregou sua outra grande paixão e, muitas vezes ela comprou móveis em miniatura nas suas muitas viagens, com a qual forneceu o primeiro de uma sucessão de casas de boneca.
A família passava o verão em Chicago , onde Moore gostava de beisebol e na companhia de sua tia Lib (Elizabeth, que mudou seu nome para "Liberty", Lib para o short) e Lib marido Walter Howey. Howey foi um editor de jornal importante no império editorial de William Randolph Hearst , e foi a inspiração para Walter Burns, editor do jornal Chicago ficcional do jogo e do filme The Front Page .
Chicago era o centro do movimento na indústria do América. No Essanay Studios foi a uma curta distância da Northwestern L , que correu para a direita após a residência Howey (que ocuparam pelo menos duas residências entre 1910 e 1916: 4161 e 4942 Sheridan Sheridan). Em entrevistas posteriores em sua carreira no cinema mudo, Moore afirmou que ela havia aparecido no fundo de vários filmes Essanay, geralmente como um rosto na multidão. Uma história diz que ela tinha entrado nos estúdios Essanay e esperou na fila para ser um extra com Helen Ferguson : em uma entrevista com Kevin Brownlow , muitos anos depois Ferguson contou uma história que substancialmente confirmada muitos detalhes do pedido, porém não é certo se ela estava se referindo a passagens de Moore como um fundo extra (se ela realmente foi um deles) ou para o seu teste de filme de lá antes de sua partida para Hollywood em novembro de 1917.
De qualquer maneira, a história conta que a tia Lib interveio em nome de Moore, Walter convincente para disputar um contrato de Moore de DW Griffith para executar em seu -Belas Artes do Triângulo estúdio em Hollywood. O contrato foi condicionada à aprovação numa prova de filme para garantir que os seus olhos (marrom, azul) não seria uma distração em close-up. Seus olhos passaram no teste, então ela partiu para Hollywood com sua avó e sua mãe como acompanhantes.
Moore fez seu filme aparência creditados em primeiro lugar em 1917 em The Bad Boy de Belas Artes do Triângulo, e para os poucos anos seguintes apareceu em pequenos papéis coadjuvantes aos poucos a atrair a atenção do público. Há um rumor persistente que ela apareceu no filme Prince of Graustark 1916 no papel de "a empregada". Aqueles que viram o filme dizem que a atriz na parte carrega uma semelhança impressionante com Colleen. No entanto, a peça está sem créditos, e enquanto Colleen passava o verão em Chicago, onde o filme foi feito, não há ainda prova definitiva de que foi ela, ou alguém que se parecia com ela, que realmente fez o papel.
A Bad Boy foi lançado em 18 de fevereiro, e contou com Robert Harron , Richard Cummings , Josephine Crowell , e Mildred Harris (que se tornaria mais tarde Charles Chaplin a primeira esposa). Dois meses mais tarde foi seguido por um Old Fashioned Young Man, novamente com Robert Harron. terceiro filme Colleen foi Hands Up! filmado, em parte, nas proximidades do Seven Oaks (um local popular para produções que exigiram vistas dramáticas). Este foi seu primeiro ocidental verdade. filme O cenário foi escrito por Wilfred Lucas a partir de uma história de Al Jennings , o bandido famoso que havia sido libertado da prisão por indulto presidencial por Theodore Roosevelt em 1907. Monte Azul estava no elenco e notei Moore não pode montar o seu cavalo, embora a cavalo equitação era necessária para a parte (durante casting para o papel que ela esqueceu de mencionar que ela não sabe andar.) Azul deu-lhe uma lição rápida constituído essencialmente de como montar a cavalo e como segurar sua preciosa vida. Ele também sugeriu que ela sair e começar as aulas. Em uma cena do clímax foi trancada em um armário e foi capaz de gritar-lhe a cabeça para a câmera.
Em 03 de maio de 1917, o Chicago Daily Tribune disse: "Colleen Moore contribui alguns pedaços marcantes da atuação do homem. Ela é muito doce, como ela vai confiante para bandido seu herói, e, ó, tão lamentável, quando finalmente perceber o caráter do , ela vai para uma histeria do terror, e, gritando "Papai, papai, papai! ' inutilmente batidas em uma porta trancada, um pouco de pânico animal ferido humanos, que não conhecia antes que não havia nada a não ser a bondade no mundo. " Sobre o seu tempo de seis meses do primeiro contrato foi prorrogado por mais seis meses, ela pediu e recebeu uma liberação de cinco semanas para fazer um filme para a Universal é a divisão Bluebird, lançado sob o nome The Savage. Este foi o seu quarto filme, e ela só foi necessária por duas semanas. Após o seu regresso ao lote de Belas Artes, ela passou semanas tentando fazê-la pagar por três semanas, ela havia sido mais uma vez esteve disponível para o trabalho Triângulo (finalmente conseguir sua remuneração em dezembro daquele ano).
Logo depois, a Companhia Triangle faliu, e enquanto seu contrato foi homenageado, ela se viu lutando para encontrar o seu próximo trabalho. Com um rolo de seu desempenho no Hands Up! Debaixo do braço. Colin Campbell arranjou para ela conseguir um contrato para ela com Selig Polyscope . Ela era muito provável que no trabalho em um romance antes de Hoosier The Savage foi lançada em novembro. Depois de um romance Hoosier, ela foi trabalhar em Little Annie Orphant [sic]. Ambos os filmes foram baseados em poemas de James Whitcomb Riley , e ambos mostraram-se muito popular. Foi seu primeiro gostinho da popularidade.
Little Annie Orphant foi lançado em dezembro. O Chicago Daily Tribune escreveu de Moore, "Ela era uma criança linda e intocada a última vez que a vi. Comenda Vamos torcer para não virou a cabeça." Apesar de seus avisos de bom, a sorte deu uma guinada para o pior quando Selig Polyscope faliu. Mais uma vez, Moore encontrou-se desempregada, mas ela tinha começado a fazer um nome para si mesma em 1919. Ela teve uma série de filmes alinhados: Ela foi para Flagstaff, Arizona para o trabalho local e no deserto da fuga, um outro western, desta vez com Tom Mix . Sua mãe foi junto como acompanhante. Moore escreveu que, enquanto ela tinha uma queda por Mix, ele só tinha olhos para sua mãe. The Wilderness Trail foi um Fox Film Corporation produção, e enquanto ela tinha começado a produção anterior, não seria libertado até depois da Busher, que foi lançado 18 de maio. sobre o Busher foi um H. Ince Productions- Famous Players-Lasky produção, que era um filme de baseball onde o herói foi interpretado por Jack (mais tarde, John) Gilbert filme. The Wilderness Trail seguido em 06 de julho, a Fox outra. Poucas semanas depois, o homem do Moonlight, uma Universal Film Manufacturing Company filme foi lançado em 28 de julho. Eggcrate O Wallop foi um famoso-Lasky produção Jogadores lançado pela Paramount Pictures em 28 de setembro.
A próxima etapa da sua carreira foi com a Companhia de Cinema Christie , uma mudança que ela fez quando ela decidiu que precisava de formação de quadrinhos. Isso foi em 1920, e foi uma boa jogada, porque lhe permitiu trabalhar em seu timing cômico, e porque o acordo que fizera com a Al Christie que lhe permitiu sair e procurar outro trabalho, enquanto com a trupe cômica. Embora com Christie, ela fez sua noite nupcial-Mare, um escândalo romano, e So Long Letty. Ao mesmo tempo em que ela estava trabalhando sobre esses filmes, trabalhou em Devil's Claim A com Sessue Hayakawa , no qual ela interpretava uma mulher persa, Quando amanheceu, e seu Tico com vendas Chic. Todo o tempo, Marshall Neilan vinha tentando obter Moore liberado de seu contrato para que ela pudesse trabalhar para ele. Ele foi bem sucedido e fez Dinty com Moore, liberando quase no final de 1920, seguido por Quando amanheceu.
Para todos os seus esforços para ganhar Moore longe Christie, parece Neilan criação dela a maior parte do tempo. Ele emprestou-la para King Vidor para a Sky Pilot , lançado em maio de 1921, outra ocidental. Depois de trabalhar na Sky Pilot no local nas neves de Truckee , ela estava fora de Catalina Island para trabalhar em The Lotus Eaters com John Barrymore . Embora seja popularmente acreditavam que o trabalho neste filme foi feito na Florida , foi na verdade filmado em locações na Ilha Catalina . De lá, ela foi para Nova York para o local de trabalho mais, então de volta a Califórnia , onde Neilan colocá-la para trabalhar em Slippy McGee. Trabalho em Slippy McGee levou para Mississippi .
Em outubro de 1921, Seu Tico foi lançado, seu único filme a ser lançado esse ano, além do Sky Pilot. Em Seu Tico, Moore realmente apareceu em um filme dentro do filme, o filme enquadramento era um veículo da comédia de Vendas Chic. O filme é estruturado foi uma paródia sobre os filmes da época. 1922 provou ser um ano agitado para Moore como ela foi nomeado um WAMPAS Baby Star durante uma "brincadeira" no Hotel Embaixador , que se tornou um evento anual, em reconhecimento à sua popularidade crescente. [5] Em 1922 adiantado, Come On Over foi lançado, feito de um Rupert Hughes história e dirigido por Alfred E. Green . Hughes dirigiu Colleen se no Wallflower, lançado naquele mesmo ano. Além disso, introduziu a Neilan John McCormick (1893-1961), um homem de publicidade que teve seu olho em Moore, desde que ele tinha visto pela primeira vez a fotografia dela. Ele tinha incitado Marshall em uma introdução. Os dois se deram bem, e em pouco tempo eles estavam engajados. Até o final do ano mais três de seus filmes foram lançados: Abandonando Todos os outros, as noventa e nove, e Broken Chains.
Procure o seu melhor e O Mandamento Nth foram liberados em 1923 adiantado, seguido por dois Cosmopolitan Productions, o mandamento Nth e através da escuridão. Nessa época, ela havia confirmado publicamente o seu noivado com McCormick, um fato que ela tinha sido tímido sobre a imprensa anteriormente. Antes de meados do ano, ela havia assinado um contrato com a First National Pictures , e seus dois primeiros filmes foram programado para ser o Flaming Youth e Huntress. Slippy McGee saiu em junho, seguido por Broken Hearts of Broadway.
Moore e John McCormick casados Flaming Youth, enquanto ainda estava em produção, e pouco antes do lançamento de The Savage. Quando foi finalmente lançado em 1923, o Flaming Youth, na qual ela atuou ao lado de ator Milton Sills foi como um hit. A história controversa Moore colocou em foco como um tambor, mas depois de Clara Bow subiu ao palco em Black Boi , em dezembro, ela foi perdendo seu ímpeto. Na primavera de 1924 ela fez um, mas sem êxito bom esforço para Bow superior no Flapper perfeito, e logo depois ela descartou a moda tambor todo; Sem mais ... flappers pessoas estão cansadas de soda amores "pop". [6] Décadas mais tarde, Moore afirmou Bow era o seu "rival" [7]
Através da Escuridão, originalmente filmado sob o nome Filha da Mãe McGinn foi lançado no auge do furor da juventude flamejante em janeiro de 1924. Três semanas depois, as pessoas Pintado foi lançado. Depois disso, ela foi a estrela em Falsificações. "O filme passou por uma série de mudanças de título, antes de ser lançado como Flirting with Love, em agosto. Em outubro, o First National comprou os direitos para Sally para próximo filme de Moore. Seria um desafio , como Sally era uma comédia musical:. Em dezembro, o First National comprou os direitos para Desert Flower, e ao fazê-lo tinha mapeado Moore a agenda de 1925 Sally, iria ser filmado primeiro, seguido por A flor do deserto.
Até o final dos anos 1920, ela havia conseguido papéis dramáticos em filmes como tão grande, onde Moore idade através de um trecho de décadas e também foi bem recebida em comédias leves, como Irene .
Uma excursão no exterior foi planejador para coincidir com o lançamento de "tão grande" na Europa, e Colleen viu o passeio como sua primeira oportunidade real de passar o tempo com seu marido, John. Tanto que ela e John foram dedicados às suas carreiras, e as agendas lotadas mantiveram-los de passar um tempo juntos. Colleen quis ter uma família, era um de seus objetivos [ carece de fontes? ].
[ editar ]Colleen Moore Dollhouse
Em 1928, inspirado por seu pai e com a ajuda de seu ex-cenógrafo, Horace Jackson, Moore construiu uma de 8 pés de altura (2,4 m) em miniatura "castelo de fadas", que excursionou pelos Estados Unidos. O interior da Colleen Moore Dollhouse, desenhado por Harold Grieve , características da pele do urso tapetes e móveis em miniatura detalhada e art. Moore dollhouse tem sido uma exibição de destaque no Museu da Ciência e Indústria de Chicago, Illinois desde o início dos anos 1950, onde, de acordo com o museu é visto por 1,5 milhões de pessoas a cada ano. Moore continuou trabalhando nele, e contribuindo artefatos para ele, até sua morte.
Esta casa de bonecas foi a casa de bonecas oitava Moore propriedade. A primeira casa de bonecas, ela escreveu em sua autobiografia Silent Star (1968), evoluiu de um gabinete que realizou sua coleção de móveis em miniatura. Era, supostamente construída a partir de uma caixa de charutos. Kitty lorgnette escreveu no sábado 13 agosto, 1938 edição do The Evening News (Tampa), que a primeira casa de bonecas foi comprado por Oraleze O'Brien (Sra. Frank J. Knight) em 1916, quando Moore (então Kathleen) deixou Tampa. Oraleze era grande demais para casas de bonecas, no entanto, e ela vendeu novamente, depois que seu gato teve gatinhos, e de lá ela perdeu a noção do mesmo. A terceira casa foi possivelmente dado à filha de bons amigos Moore, autor Adela Rogers St. Johns . A quarta sobrevive e permanece em exposição na sala de um parente.

Talkies
Com o advento dos retratos falando em 1929, Moore teve um hiato de agir. Durante esse ínterim, Moore foi casada com um corretor da bolsa proeminentes de Nova York, Albert Scott Parker, um dos seus quatro maridos. Ela e Scott viveu naquele tempo em uma casa luxuosa em Bel Air , onde realizou festas para e eram partidários de os EUA olímpica da equipe, especialmente o iatismo equipe, durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1932 , realizada em Los Angeles.
Em 1933, Moore, então divorciada, voltou a trabalhar em Hollywood. Ela apareceu em três filmes, nenhum dos quais foram bem sucedidos, e Moore se aposentou. Ela se casou com o viúvo Homer Hargrave e criou seus filhos (ela nunca teve filhos seus próprios) de um casamento anterior, com quem mantinha uma relação estreita ao longo da vida. Ao longo de sua vida, ela também manteve estreita amizade com outros colegas da época do cinema mudo, como King Vidor e Mary Pickford .

Final da vida e da carreira
Na década de 1960, ela formou uma televisão da empresa de produção com King Vidor , com quem ela havia trabalhado na década de 1920. Ela também publicou dois livros no final dos anos 1960, sua autobiografia Silent Star: Colleen Moore Talks About Her Hollywood (1968) e como as mulheres podem fazer o dinheiro na Bolsa (1969).
No auge de sua fama, Moore ganhava 12.500 dólares por semana. Ela era um investidora astuta, e através dela os investimentos permaneceram ricos para o resto de sua vida. Nos últimos anos ela iria participar de festivais de cinema frequentemente, e era um tema constante em entrevistas sempre dispostos a discutir a sua carreira em Hollywood. Ela era uma participante nos 1980 documentário da série de Hollywood , proporcionando as lembranças de sua silenciosa da era do cinema de Hollywood.

Morte
Moore morreu de câncer em Paso Robles, Califórnia , aos 88 anos. Sua contribuição para a indústria cinematográfica tem sido reconhecido com uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 1551 Vine Street.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo