domingo, 23 de janeiro de 2011

ALICE BRAGA


Alice Braga (São Paulo15 de abril de 1983) é uma atriz brasileira.
Desde cedo passou a frequentar sets de filmagem quando ela e a irmã, Rita, acompanhavam a mãe Ana Maria Braga (atriz e publicitária) em seus trabalhos. Notando a falta de timidez da menina, colegas passaram a chamá-la para fazer comerciais. Sendo lembrada pelo diretor Fernando Meirelles, acabou fazendo seu primeiro longa-metragem, o aclamado internacionalmente Cidade de Deus, em que viveu Angélica, marcando o início de sua carreira.

Biografia

Quatorze anos após sua primeira viagem a Nova Iorque, em 2003, voltaria à cidade para passar três temporadas: em fevereiro, passeando como hóspede da tia; em maio, indo participar do lançamento de Cidade de Deus; e em agosto, mudando-se para lá, tendo passado seis meses para estudar e praticar o inglês. Indicou para os leitores na revista TPM lugares que fogem do convencional de turismo do lugar, em texto escrito por ela mesma na sessão Viagem.
O papel da stripper Karinna, que vive um triângulo amoroso com os amigos de infância Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura), entre a zona portuária de Salvador, do filme Cidade Baixa, deu-lhe projeção e rendeu diversos prêmios. A personagem já estava garantida para a atriz Fernanda de Freitas, porém o diretor Sérgio Machado decidiu pensar melhor e trocou sua atriz principal, no que acabou sendo a hora e a vez de Alice, que recebeu o convite quando ainda cursava Comunicação e Artes do Corpo na PUC de São Paulo.
Com um currículo marcado por produções internacionais, sendo fluente eminglês e espanhol, como os filmes Sólo Dios SabeJourney to the end of the nightI am LegendRedbeltBlindnessCrossing OverRepo Men, era de se esperar que mudasse sua postura, mas, além de não deixar de marcar presença em produções brasileiras, não adotou o método de muitas celebridades hollywoodianas que chegam ao estrelato; não dando importância para o tamanho das produções, alternando filmes de grande, médio ou pequeno porte, ou protagonistas e coadjuvantes, preocupando-se apenas com o trabalho e o resultado.
Contracenou com o ator e diretor Marco Ricca em A Via Láctea, de Lina Chamie, sendo chamada pelo mesmo para fazer parte do elenco do filme Cabeça a Prêmio, filme dirigido por ele e baseado no livro homônimo do escritor Marçal Aquino. Teve um pequeno papel em O Cheiro do Ralo, fazendo a garçonete dois.
Sua única aparição na TV foi em Carandiru, Outras Histórias, série de dez capítulos exibidos às sextas, com histórias envolvendo personagens do filme Carandiru, de Hector Babenco, em que fez Vânia, mulher estuprada pelo cunhado do personagem Ezequiel (Lázaro Ramos) no episódio Ezequiel, o azarado, no dia 17 de junho de 2005. Não tendo podido cogitar fazer novelas devido aos sucessivos filmes com que se envolvia, nem tendo conhecido os palcos.
Fez dois curtas, um bem no começo da carreira, Trampolim, e o outro após o turbilhão que tomou conta de sua vida profissional,Rummikub, ambos produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Participou de um projeto da banda 3namassa, em que atrizescantoras soltam a voz em participações especiais para o CD temático Na confraria das sedutoras, cantando a música de quarenta minutos que encerra o CD, Tarde Demais, de Rodrigo Carneiro, além de DengueRica Amabis e Pupillo; e participou do clipe Judas, do escritor e rapper Ferréz.
Estampou a capa dobrável de três partes da revista Vanity Fair da edição especial de março, Hollywood issue, fotografada porAnnie Leibovitz, ao lado de dez atrizes apontadas como promessas em 2008, com o título Fresh faces. Apareceu na segunda parte, junto com Ellen Page (Juno) e Zoë Saldaña (Vantage Point). A foto foi feita durante um ensaio no estúdio Pier 59, em Nova Iorque, e todas as atrizes vestiam criações de John Galliano para a Dior, especialmente para o ensaio.
Possui residência fixa em São Paulo, tendo alternado os locais onde morou ocasionalmente, sempre devido ao trabalho, que desde o início a levou além das fronteiras dos estados brasileiros ou dos países mundo afora. Sua irmã, Rita Moraes, três anos mais velha, tornando-se produtora de cinema, também seguiu a trilha da família pelo entretenimento, que conta com a tia, a famosa atriz Sônia Braga, e o pai, o jornalista Ninho Moraes, tendo ainda uma variedade de primos e tios no meio artístico.
Participou do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008, realizado por Mário Garnero, pelo segundo ano em Nova Iorque, desta vez no Cipriani Wall Street, discursando a favor do meio ambiente. Fez sua primeira campanha publicitária pela grife Hering, fotografada por Bob Wolfenson para a campanha de primavera do Alvo da Moda, já conhecido projeto contra o câncer de mamaque vem desde o ano de 1995.
Foi apresentadora do VMB 2008 e juntamente com Rogério Flausino entregou o prêmio na categoria Videoclipe do Ano para o grupo NX Zero. Sete anos antes, tinha sido garçonete na festa, após a premiação de música. No dia 19 de março de 2010, sexta-feira, estreou como apresentadora, assumindo o programa Superbonita, que, comemorando seus dez anos, abriu espaço para que suas telespectadoras se candidatassem por meio de vídeos a receberem um novo visual. Em estilo reality show, passou a se chamar "Superbonita Transforma".
Única mulher do elenco principal de Predadores, prática já ensaiada por Alice em Eu Sou a Lenda (2007), quando atuou sozinha com Will Smith durante grande parte do filme, ela garante que a experiência foi cômica e também enriquecedora.
Atualmente Alice está no ar no canal GNT apresentando o programa "SuperBonita".


Carreira


Cinema

Curtas-metragens
Filmes
AnoTítuloPapelNotas
1998TrampolimCíntia
2007RummikubFilha paulista
Documentários (narração)
Longas-metragens
Filmes
AnoTítuloPapel
2002Cidade de DeusAngélica
2005Cidade BaixaKarina
2005Só Deus Sabe (Sólo Dios Sabe)Dolores
2006Doze Horas até o Amanhacer (Journey to the End of the Night)Monique
2006O Cheiro do RaloNova Garçonete
2007A Via LácteaJúlia
2007Eu Sou a Lenda (I Am Legend)Ana
2008Cinturão Vermelho (Redbelt)Sondra Terry
2008Ensaio sobre a Cegueira (Blindness)Garota de óculos escuros
2008Território Restrito (Crossing Over)Mireya
2009Cabeça a PrêmioElaine
2010Os Coletores (Repo Men)Beth
2010Predadores (Predators)Isabelle
2011O Rito (The Rite)Angeline



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo