segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

AMANDA SEYFRIED



Amanda Michelle Seyfried (AllentownPensilvânia3 de dezembro1985) é umaatriz norte-americana. Fez filmes como Mamma Mia!Alpha Dog e Mean Girls, além do seriado Veronica Mars.

Biografia

Amanda começou trabalhando como modelo da agência Ford Models; terminou ahigh school em 2003 e atualmente cursa uma faculdade em Nova York. Começou sua carreira como atriz em óperas, em 2000.[carece de fontes] Porém, veio ter notoriedade em 2002/2003, com um papel importante numa série de televisão.
Em 2004, fez o filme Mean Girls (Meninas Malvadas, no BrasilGiras e Terríveis emPortugal), que foi o seu primeiro filme de muito sucesso. Amanda, que ficou com o papel de Lilly no seriado Veronica Mars, tentou o papel-título, mas acabou perdendo-o para Kristen Bell.

Em 2006 ela entrou no elenco da série Big Love e está nela até hoje.

Mas o sucesso veio no filme musical Mamma Mia!, onde ela mostrou o seu talento como atriz e cantora no papel da protagonista Sophie. Nesse filme, ela atuou ao lado de Meryl StreepPierce BrosnanColin FirthStellan SkarsgårdJulie Walters eDominic Cooper.
Atualmente, Amanda gravou o filme Boogie Woogie, ao lado de, novamente,Stellan Skarsgård, com quem atuou em Mamma Mia! e Jennifer's Body, onde ela interpreta Needy Lesnicky, a melhor amiga da protagonista Jennifer, protagonizada por Megan Fox.
Além disso, ela está no elenco do filme Dear John, baseado num best-seller dosEstados Unidos. Ela será a personagem principal do filme, Savannah Lynn Curtis, e atuará ao lado de Channing Tatum.
Amanda também atuou ao lado de Liam Neeson e Julianne Moore no filme Chloe, em que protagonizou cenas fortes de sexo e lesbianismo com sua colega de elenco Julianne Moore.
Ela havia sido escalada para o papel de Baby Doll no filme Sucker Punch, mas teve que desistir do filme devido à problemas em sua agenda, por causa de tantos filmes e da gravação da série Big Love. O filme contava com a direção de Zack Snyder, e tinha no elenco Evan Rachel WoodVanessa HudgensEmma Stone eAbbie Cornish.
Amanda também está no filme Letters to Juliet, ao lado de Gael García Bernal eVanessa Redgrave.
Namora desde 2008,Dominic Cooper,com quem fez par romântico em Mamma Mia.


Filmografia

AnoTítuloPapelCinema ou TV
2000As the World TurnsLucy MontgomeryTV/CBS
2002All My ChildrenJoni StaffordTV/ABC
2004Mean GirlsKaren SmithCinema
Veronica MarsLilly KaneTV/The CW
2005American GunMouseCinema
Nine LivesSamanthaCinema
2006Justice (TV)Ann DiggsTV/FOX
Wildfire (TV)RebeccaTV
Big LoveSarah HenricksonTV/HBO
Gypsies, Tramps & ThievesChrissyCinema
2007SolsticeZoeCinema
Alpha DogJulie BeckleyCinema
2008Mamma Mia!SophieCinema
2009Boogie WoogiePaige PrideauxCinema
Jennifer's Body/Garota InfernalNeedy LesnickyCinema
2010Dear JohnSavannah Lynn CurtisCinema
ChloeChloeCinema
A Woman of No ImportanceHester WorsleyCinema
Letters to JulietSophieCinema
2011Red Riding HoodValerieCinema



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo