domingo, 23 de janeiro de 2011

BRITTANY MURPHY


Brittany Anne Murphy (Atlanta10 de novembro de 1977 — Los Angeles20 de dezembro de 2009) foi uma atriz e cantora americana. Ganhou notoriedade graças a seus papéis em filmes como As Patricinhas De Beverly HillsGarota Interrompida8 MileRecém CasadosSin City e Os Garotos Da Minha Vida. Ela também forneceu os vocais para a canção "Faster Kill Pussycat" do músico Paul Oakenfold, que atingiu a primeira posição na Billboard Hot Dance Club Songs e a sétima no UK Singles Chart em 2006. E também cantou para projetos humanitários junto com a cantora Avril Lavignena coletânea Peace Songs, em 2006

Infância

Brittany Murphy nasceu em AtlantaGeorgia em 10 de novembro de 1977 - Morreu em 20 de dezembro de 2009. Seus pais, Sharon Murphy e Angelo Bertolotti, se divorciaram quando ela tinha apenas dois anos de idade e ela foi criada pela mãe emEdisonNova Jérsei e depois em Los AngelesCalifórnia, para onde se mudaram para que Brittany pudesse dar início à carreira de atriz.De acordo com ela, sua mãe nunca duvidou de sua criatividade, e a considerava um fator crucial de seu sucesso. Sharon é judia ashkenazi e Angelo é ítalo-americano. Brittany foi criada como batista, mas se tornou uma cristã sem vínculos institucionais mais tarde.

Carreira de atriz

Aos 9 anos de idade, Brittany conseguiu uma vaga no musical Les Miserables, e aos treze já tinha seu próprio empresário. Seu primeiro trabalho em Hollywood veio aos 14 anos, como Brenda Drexell no seriado Drexell's Class, que durou apenas uma temporada. Em seguida, interpretou Molly Morgan emAlmost Homespin-off de The Torkelsons. O seriado também durou apenas uma temporada. Em seguida, ela teve participações especiais em várias séries, tais como Parker Lewis Can't LoseBlossom e Frasier. Também teve papéis recorrentes em Sister, Sister,Party of Five e Boy Meets World. Em 1997 ela começou a dublar a personagem de Luanne Platter (assim como a versão jovem de Joseph Gribble) no seriado de animação King of the Hill, que ficaria no ar por treze temporadas. Em 2005, Brittany recebeu um Annie Award por sua dublagem no 167o episódio da série, intitulado "Girl, You'll Be A Giant Soon".
Após conseguir um papel no bem sucedido Clueless em 1995, Britanny iria estrelar em vários sucessos de bilheteria, tais como Girl, Interrupted, de 1999; Don't Say a Word, de 2001; 8 Mile, de 2002 e Uptown Girls, de 2003. Ela também estrelou em alguns filmes cult, como Spun, de 2003. Em 2004 estrelou a comédia romântica Little Black Book, contracenando com Holly Hunter, e o criticamente aclamado Sin City. Também estrelou dois filmes dirigidos por Edward BurnsSidewalks of New York (2001) e The Groomsmen (2006). Em 2009 foi escalada como a personagem principal de Tribute, telefilme baseado em romance homônimo de Nora Roberts. Ela também iria aparecer em The Expendables, mais novo filme de Sylvester Stallone, que será lançado em 2010. Como ainda não havia terminado de filmar sua participação, sua personagem será interpretada por outra atriz.

Carreira de cantora

Brittany Murphy entretendo a tropa do USS Nimitz durante show com Alyssa Milano em 19 de junho de 2003.
Em 6 de junho de 2006, Brittany e Paul Oakenfold lançaram o single "Faster Kill Pussycat", contribuição vocálica dela para o segundo álbum de estúdio dele, intitulado A Lively Mind. A canção tornou-se um êxito nas boates estadunidenses, atingindo a primeira posição na parada Hot Dance Club Songs da revistaBillboard. Também atingiu a sétima posição na parada oficial britânica.
Ela experimentaria cantar novamente no filme Happy Feet, interpretando "Somebody to Love" do Queen e "Boogie Wonderland" do Earth, Wind & Fire.

Vida pessoal

No final de 2002, Brittany começou a namorar o ator Ashton Kutcher, que estrelou com ela em Just Married.
Já foi noiva do empresário Jeff Kwatinetz e do assistente de produção Joe Macaluso, que conheceu durante as filmagens de Little Black Book. O noivado, entretanto, terminou em agosto de 2006.
Em maio de 2007, Brittany se casou com o roteirista britânico Simon Monjack numa cerimônia judaica particular. Monjack faleceu em 23 de maio de 2010, aparentemente de causas naturais, tendo sido encontrado morto em sua residência em Hollywood Hills, mesmo local da morte de sua esposa.
Brittany participou de projetos humanitários, gravando músicas de artistas consagrados, como Avril Lavigne na coletânea Peace Songs, em 2006.

Morte

Às 8:00 (16:00 UTC) do dia 20 de dezembro de 2009, o Departamento de Bombeiros de Los Angeles respondeu a uma chamada na residência de Brittany e Monjack. A atriz foi encontrada inconsciente no chuveiro pela mãe. Segundo a mãe Brittany passou o dia inteiro dentro de seu quarto, a toda hora no banheiro/casa de banho vomitando e desmaiando, disse também que Brittany estava se achando mais magra do que queria ser, duvidava que sua morte foi provocada por overdose de remédio, que a atriz tinha dependência. Os bombeiros tentaram reanimá-la no local, e ela foi em seguida transportada até o Centro Médico Cedars-Sinai, onde foi declarada morta ao dar entrada às 10:04 após sofrer uma parada cardiorrespiratória. A causa de sua morte foi pneumonia, anemia por deficiência de ferro.  Para Rose McGowan, "Brittany era como champanhe - brilhante e borbulhante. Sempre que eu via, era sempre o riso. Felizmente, seu riso será sempre preservado nos filmes."
Em 23 de Maio de 2010, cinco meses depois de Brittany falecer, o seu marido, Simon Monjack, foi encontrado morto em casa, em Los Angeles, aparentemente por causas naturais. 

Filmografia

Cinema

AnoFilmePapelObservações
1993Family PrayersElsieNome alternativo: A Family Divided
1995As Patricinhas de Beverly HillsTai
1996FreewayRhonda
1997BongwaterMary
DriveDeliverance Bodine
1998Falling SkyEmily Nicholson
The Prophecy IIIzzyLançado direto em vídeo
Zack and RebaReba Simpson
1999Drop Dead GorgeousLisa Swenson
Garota InterrompidaDaisy Randone
2000TrixieRuby Pearli
Angels!Nurse Bellows
Cherry FallsJody Marken
The AuditionDaniellaCurta metragem
Sidewalks of New York Paixões em Nova YorkAshley
2001Summer CatchDede Mulligan
Don't Say a WordElisabeth Burrows
Riding in Cars with BoysFay Forrester
2002SpunNikki
Something in BetweenSky
8 MileAlex Latourno
2003Grande Menina, Pequena MulherMolly Gunn
Good Boy!NellyDublagem
2004Just Married (Recém Casados)Sarah
Little Black Book (A Agenda Secreta Do Meu Namorado)Stacy Holt
2005Sin CityShellie
NeverwasMaggie Blake
2006The GroomsmenSue
Love and Other DisastersEmily "Jacks" Jackson
Happy FeetGloriaDublagem
The Dead Girl (A Garota Morta)Krista Kutcher
2008The Ramen Girl (O Sabor de Uma Paixão)Abby
Futurama: The Beast with a Billion BacksColleen (voz)Lançamento direto em DVD
2009Deadline (Flashes de uma Psicose)Alice
Across the HallJune
Abandoned (Busca Alucinante)Mary
2010The Expendables (Os Mercenários)Cantora

Televisão

AnoNomePapelObservações
1991Murphy BrownFrank's Sister1 episódio
1991-1992Drexell's ClassBrenda Drexell18 episódios
1992Kids IncorporatedCeleste1 eepisódio
Parker Lewis Can't LoseAngie1 episódio
1993Almost HomeMolly Morgan13 episódio
BlossomWendy1 episódio
1994FrasierOlsen1 episódio
Party of FiveAbby2 episódios
1994-1995Sister, SisterSarah6 episódios
1995Boy Meets WorldTrini2 episódios
The MarshalLizzie Roth1 episódio
seaQuest DSVChristine VanCamp1 episódio
Murder OneDiane "Dee-Dee" Carson1 episódio
1996Double JeopardyJuliaFilme televisivo
Nash BridgesCarrie1 episódio
CluelessJasmine1 episódio
1997-2009King of the HillLuanne Platter (dublagem)
Diversos personagens (dublagem)
226 episódios
1998David and LisaLisaFilme televisivo
1999The Devil's ArithmeticRivkahFilme televisivo
1999-2000Pepper AnnTank the 8th grader (dublagem)3 episódios
2000Common GroundDorothy NelsonFilme televisivo
2009TributeCilla McGowanFilme televisivo
MegafaultDr. Amy LaneFilme televisivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo