domingo, 20 de fevereiro de 2011

JULIA ORMOND

Julia Karin Ormond (Epsom4 de janeiro de 1965) é uma atriz britânica que conquistou o estrelato com Lendas da Paixão(1994), de Edward Zwick, filme que co-estrelou com Anthony Hopkins e Brad Pitt.

Biografia

Sua primeira ambição foi se tornar uma artista abstrata. Mas optou por estudar arte dramática em Londres e em 1989 foi premiada pela Associação dos Críticos Teatrais de Londres como atriz revelação do ano.
Do teatro passou para a televisão. Seu primeiro trabalho foi uma minisérie intitulada Capital City (1989). Em seu segundo trabalho para a TV, Young Catherine (1991), veio a conhecer Rory Edwards também do elenco, que se tornaria seu marido. Foi um matrimônio frágil que se dissolveu quando ele a deixou. Ela foi para o estrelato, e Rory Edwards entrou na mais funda obscuridade, sendo seu papel mais notável após o rompimento, no filme Entrevista Com o Vampiro.
Em seus trabalhos para a televisão conquistou dez prêmios, inclusive um Emmy pela série Traffik.. O telefilme Stalin, que protagonizou em 1992 ao lado de Robert Duvall, ganhou três Globos de Ouro e quatro Emmy e lançou-a para a tela grande. No cinema, trabalhou ao lado de grandes diretores como Edward Zwick, Sydney Pollack e Billie August.
É proprietária de uma companhia independente de produção cinematográfica, a Indican Produções, com sede em Nova York. Produziu o documentário Calling the ghosts, no qual relata a tortura de mulheres muçulmanas durante os conflitos armados na antiga Iugoslávia. Este filme recebeu vários troféus, entre eles o prêmios Nestor Almendros e Robert Kennedy, para trabalhos com relevância para a defesa dos direitos humanos

Filmografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo