quarta-feira, 16 de março de 2011

EDIE FALCO


Edith Falco (BrooklynNova York5 de julho de 1963) é uma premiada atriznorte-americana, conhecida por seu papel de "Carmela" na série The Sopranos(no Brasil Familia Soprano) da HBO, exibida no Brasil pelo SBT e por estrelar a série Nurse Jackie da Showtime.

Biografia

Edie Falco nasceu no BrooklynNova York, filha de Judith Anderson, uma atriz e Frank Falco, um baterista de jazz.Seu pai é Italo-Americano e sua mãe sueca-americana. Falco tem três irmãos, Joseph, Paul e Ruth. O Dramaturgo e poeta Eduardo Falco é seu tio. Ela tem um filho adotivo chamado Anderson Falco e uma filha adotiva chamada Macy Falco.
Falco é graduada de Northport High School em 1981, depois de jogar Eliza Doolittle em uma produção de My Fair Lady. Participou do prestigiado Deliberando Programa de Aquisição SUNY com colegas atores Stanley Tucci eVing Rhames.
No inicio de sua carreira, Falco fez pequenas apariçoes em séries de televisão como Law & Order (br: Lei e Ordem). Também chegou a participar do filme Leis da Gravidade de Nick Gomez em 1992. Depois, em 1997 fez sucesso na série Ozda HBO no papel de uma policial. Em 2007 Edie ganhou os prêmios Golden GlobeEmmy e SAG Award por sua atuação como Carmela Soprano na série The Sopranos. Edie também apareceu em mais filmes como, TrustCop Land,Random Hearts e Freedomland. Até em Junho de 2009 estrelar a série Nurse Jackie da Showtime. Seu papel é de uma enfermeira que sofre problema crônico nas costas e busca o alívio através de drogas, Jackie é casada, tem duas filhas e é chefe de enfermagem do hospital em que trabalha.
Edie já afirmou ter tidos problemas com alcoolismo. E em 2003 foi diagnosticado um cancêr de mamá, no qual ela sobreviveu e tentou não tornar a noticia publica durante um ano.
Em sua carreira Edie Falco ganhou inúmeros prêmios e nomeaçoes, todos pela série The Sopranos, exceto um que foi por sua pequena participação em 30 Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é benvindo