terça-feira, 12 de julho de 2011

MARISKA HARGITAY

MARISKA E SUA MAE JANE MANSFIELD
MARISKA E SEU PAI MICKEY HARGITAY
Adicionar legenda

Mariska Magdolna Hargitay (Santa Mônica23 de janeiro de 1964) é uma atriz estado-unidensevencedora do Globo de Ouro para Melhor Atriz (série dramática) em televisão e do Emmy Award, mais conhecida por seu papel na série policial de sucesso Law & Order: SVU, onde interpreta a detetiveOlivia Benson.

Primeiros anos

Mariska Hargitay nasceu no St. John's Hospital em Santa Monica, California. Era a filha mais nova deJayne Mansfield, atriz e símbolo sexual dos anos 1950 e Mickey Hargitay, antigo "Mr. Universo". Seu primeiro e segundo nomes são de orígem húngara e referem-se a Maria Madalena (Mariska é um diminutivo de Maria). Seu sobrenome também tem origem húngara (signfica "de Hargita"). Mariska tem duas meias-irmãs, Marie Jayne Mansfield e Tina Hargitay; dois irmãos, Zoltán e Miklós Hargitay e um meio-irmão, Antonio Ottaviano (também conhecido por Tony Cimber).
Os pais de Mariska haviam se divorciado em maio de 1963, mas o divórcio foi anulado. Eles se reconciliaram poucos meses antes de seu nascimento, em janeiro de 1964, mas logo se separaram novamente, com o divórcio oficializado em agosto do mesmo ano. Algumas semanas mais tarde, sua mãe casou-se com o diretor Matt Cimber.
Em 29 de junho de 1967, Jayne Mansfield morreu em um acidente automobilístico, em uma estrada entre Nova Orleans e SlidellLouisiana. O namorado dela, Sam Brody, e o motorista também foram mortos. Como dormia na parte de trás do veículo, Mariska, com três anos e meio, feriu-se, ficando posteriormente com uma cicatriz em zig-zag ao lado da cabeça.
Seus irmãos Zoltán e Miklós também estavam no carro, mas escaparam com ferimentos leves. Após a morte de sua mãe, os três irmãos foram levados para morar com o pai e sua terceira esposa, Ellen Siano.
Hargitay foi ativa no programa de teatro da sua escola secundária Marymount High School, e ela participou da UCLA School of Theater Film and Television (onde era um membro da Kappa Kappa Gamma), mas a deixou seis meses antes de se formar, para iniciar sua carreira.

Carreira

Em 1982, Mariska foi coroada Miss Beverly Hills E.U.A., e foi quarto lugar em Miss Califórnia E.U.A. Pageant em Oxnard. Fez a sua estréia na televisão com um pequeno papel em Star 80.
Dentro de alguns anos ela havia feito papéis recorrentes nas séries televisivas Downtown e Falcon Crest, nas quais interpretou a personagem Carly Fixx.
Em 1992, interpretou a policial Angela Garcia na série Tequila & Bonetti, além de aparecer em um episódio da quarta temporada de Seinfeld. Em 1995, Mariska interpretou Didi Edelstein, a vizinha sexy, no sitcom Can't Hurry Love, estrelado por Nancy McKeon. Em 1997, interpretou a detetive Nina Echeverria na série Prince Street, e teve um papel recorrente como Cynthia Hooper durante a quarta temporada de ER.
Além desses papéis, Hargitay participou de muitos outros programas de televisão, incluindo: Freddy's NightmaresEllenAll American GirlBaywatch,CrackerGabriel's FireIn the Heat of the NightJoJo's CircusThe Single GuyWiseguy e thirtysomething.
Sua voz é destaque no vídeo game True Crime: New York City. Mariska também teve um papel menor no filme de 1995 Leaving Las Vegas.
Desde 1999, Mariska tem interpretado a Detetive Olivia Benson no série policial de sucesso Law & Order: SVU.
Em seu site oficial disse: "Como mulher, é gratificante para desempenhar essa parte multifacetada. Olivia não é apenas uma policial competente, ela é também é uma mulher capaz de responder emocionalmente às vítimas de crimes terríveis, sem comprometer o seu profissionalismo." Como um resultado do seu trabalho, Mariska foi eleita como a "atriz mais bem paga da TV" pelo Guinness Book of Records edição 2008.

Vida pessoal

Em 28 de agosto de 2004, Mariska se casou em Santa Barbara, Califórnia, com o também ator Peter Hermann, que interpretou o Advogado de Defesa Trevor Langan em Law & Order: SVU.
Em 28 de junho de 2006, Mariska deu à luz August Miklos Friedrich Hermann, por cesariana. Durante os últimos meses de gravidez, ela teve licença-maternidade de Law & Order: SVU, e foi temporariamente substituída por Connie Nielsen. Ela apareceu com o seu bebê, August, em uma campanha "Got Milk?" em janeiro de 2007. Mariska também é madrinha de Sophia, filha de Christopher Meloni, co-estrela de Law & Order: Special Victims Unit.
Após ganhar seu Emmy em 27 de agosto de 2006, Hargitay fez questão de agradecer a seu pai por tudo que ele tinha feito para ela em sua vida. Apenas 17 dias mais tarde, em 14 de setembro de 2006, ele faleceu em Los Angeles, Califórnia, vítima de mieloma múltiplo, aos 80 anos de idade.
No final de dezembro de 2008, ela sofreu um pneumotórax parcial do pulmão, após um acidente em Hamptons, mas seu representante deu uma declaração dizendo que ela continuaria na série até o final da temporada.
Pórem, no dia 12 de janeiro Mariska foi internada novamente, e no final de janeiro voltou a gravar a série.
Em 3 de março de 2009, Mariska foi hospitalizada após sofrer dores no peito. Foi divulgado que provavelmente precisaria de mais cirurgias e a informação foi confirmada à "Us Magazine" por um representante da atriz: -"Ela está fazendo exames de rotina e deve melhorar logo", afirmou o representante.
No dia 23 de março de 2009 Mariska foi vista no set de SVU, em East Village, New York, gravando cenas da série.

Filantropia

Hargitay co-fundou a "Joyful Heart Foundation", uma organização que fornece apoio a mulheres que foram agredidas sexualmente.
Hargitay também tem trabalhado com o programa Mount Sinai Sexual Assault and Violence Intervention; a campanha The More You Know da NBC;Safe Horizon, Santa Monica Rape Crisis Treatment CenterProject ALSGirl Scouts of the USA; e o James Redford Institute for Transplant Awareness. Também tem sido membro honorário do conselho da Multiple Myeloma Research Foundation.



Mariska Hargitay
Mariska Hargitay no Emmy Awards 2008
Nome completo
Mariska Magdolna Hargitay
Outros nomes
Mariska Hermann
Nascimento
Nacionalidade
Ocupação
Atriz
Cônjuge
Peter Hermann (2004 – presente); 1 filho: August Miklos Friedrich Hermann (nascido em28 de junho de 2006)
Trabalhos notáveis
2006, na categoria "Melhor Atriz em Série Dramática", por Law & Order: SVU
2005, na categoria "Melhor Atriz (série dramática) em televisão" - Law & Order: SVU

2 comentários:

  1. Falam tanto da beleza e do sex-apeeal de Jayne Mansfild mas Mariska é muito mais bonita que a mãe. Mariska é linda e talentosa.

    ResponderExcluir
  2. Mariska, too beautiful. A goddess.

    ResponderExcluir

Seu comentário é benvindo